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sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Dicas de Marketing (Melhor aproveitadas por pessoas cadastradas no Riqueza)


1. Conhecer sua audiência


A primeira coisa que você tem que fazer é conhecer bem os visitantes de seu site. Quem são as pessoas que navegam pelo seu site? A maioria são homens ou mulheres? Quais são seus interesses? Qual a faixa etária? Trabalham ou estudam?

Conhecendo bem sua audiência você pode começar a se comunicar melhor com ela, oferecendo um conteúdo que melhor atenda suas necessidades e interesses. Tendo uma comunicação relevante e de grande valor com seus visitantes você ganhará sua confiança. Assim, vender algo para eles será muito mais fácil.

Você pode conhecer sua audiência basicamente de duas maneiras: conteúdo e interatividade.

Conteúdo: Pelo tipo de conteúdo que seu site oferece você já pode ter uma idéia de sua audiência. Por exemplo, se seu site tem muitos artigos sobre esportes você já sabe que seus visitantes têm interesse por esporte e provavelmente são pessoas ativas. Isto é lógico porém já é uma informação muito importante que você pode usar nas campanhas que vai elaborar.

Interatividade: O usuário interage com seu site de diversas maneiras. A maneira mais simples dele interagir com você é mandando email. Através das perguntas enviadas pelo seu site você já pode ter uma ótima noção do que normalmente seus visitantes estão procurando ao passarem por sua página na Web.

Outras formas de interagir são pela própria navegação, enquetes, fóruns de discussão e chats. Por exemplo, se no seu site de esportes você nota que está tendo uma grande procura por tênis você pode começar a fazer mais chamadas para seu centro de tênis no Index. Uma vez que o usuário esteja dentro da seção de tênis é mais fácil você selecionar produtos e serviços para anunciar à esta pessoa. Até a sua comunicação no anúncio fica mais relevante. Por exemplo: "Você que gosta de tênis, conheça o novo suplemento que vai aumentar seu rendimento nas partidas".

A regra básica é: quanto mais você conhece seu visitante, melhor você pode usar seu espaço publicitário para anunciar produtos e serviços relevantes a sua audiência, obtendo assim um retorno mais alto.


2. Relevância Contextual

Não adianta tentar vender suplementos alimentares para ganho de massa muscular em um site para jogador de baralhos. É muito mais fácil vender suplementos alimentares em um site sobre musculação ou esportes radicais.

Provavelmente seu site é sobre um tema específico, e dentro dele existem subdivisões que podem ser chamadas de centros e subcentros. Quanto mais o visitante for clicando e entrando no seu site, mais ele vai chegando a um assunto específico. O ideal é você procurar produtos e serviços que tenham alguma relação com o assunto da página na Web que seu visitante está vendo. Assim você pode aproveitar o texto e/ou o contexto da situação para anunciar o produto/serviço relevante.

O anúncio não necessáriamente precisa estar em forma de banner. Na grande maioria das vezes um link integrado no texto do seu site com uma menção dos benefícios do produto do anunciante é muito mais potente do que um simples anúncio.

O que você deve fazer é analisar cada página do seu site e procurar inserir nela um anúncio específico com o máximo de relevância contextual possível para esta página.

Hoje em dia, na Internet, apenas colocar banners pelo site não está mais dando um bom retorno. As pessoas estão acostumadas a ver banners em todos os lugares, aprendendo assim a ignora-los automáticamente. Se você quer ter um site lucrativo você vai ter que desenvolver soluções criativas de mídia. Seus anúncios terão que ser o mais relevantes e integrados possível.


3. Recomendação Pessoal


Com o grande aumento do número de sites e a forte competição pela atenção do usuário, está cada vez mais difícil de se construir fortes relacionamentos com os internautas.

Para você atrair muitos visitantes a seu site e ganhar a lealdade deles você deve disponibilizar um conteúdo de valor a sua audiência. Com um conteúdo interessante, informativo e de alguma forma especial a seus visitantes você está automaticamente gerando credibilidade. E a credibilidade é sua melhor arma para conseguir lucrar com seu site

Uma vez conseguindo esta credibilidade você deve usa-la para recomendar a seus visitantes produtos e serviços que você confia. A sua recomendação de um produto é muito potente quando bem feita. Por exemplo, você pode contar uma história sua ou de alguém que você conhece que usou determinado produto e teve bons resultados. Quando o usuário ler esta história e clicar no seu link para o site do anunciante, ele já vai disposto a comprar. E quando isso acontece você vê suas comissões subindo como um elevador em alta velocidade.

Outra forma de recomendação pessoal é acrescentar pequenos textos mencionando a qualidade de um anunciante e a segurança de comprar com ele. Vejamos alguns exemplos de pequenas recomendações:

"Agradecemos ao site XXX pelos excelentes serviços prestados aos nossos visitantes. Estamos sempre recebendo comentários positivos de pessoas que compraram no XXX e se impressionarm com a rapidez da entrega e o profissionalismo do atendimento."

Ou

"Visite o site de nosso anunciante XXX e seja mais uma pessoa extremamente satisfeita. Nós garantimos sua satisfação."

Quando você recomenda um site, produto ou serviço, você faz com que o visitante clique no seu link com a cabeça preparada para comprar. Assim suas chances de gerar vendas aumentam drásticamente.


4.Comunicando-se Com Sua Audiência


Quando uma pessoa entra na Internet ela está quase sempre a procura de informações. A Internet não é uma mídia passiva como a televisão em que a pessoa se deita no sofá e assiste um programa totalmente relaxada. Quando a pessoa está na Internet ela está sentada atentamente olhando a tela do computador e interagindo. Ela está lendo, clicando e digitando. Para você ganhar dinheiro nesta mídia você tem que entender o comportamento das pessoas e traçar sua estratégia a partir dele.

Se você sabe que a pessoa está a procura de informação, então você tem que saber fazer um site bastante informativo. Assim como um grande vendedor offline tem que saber falar bem, para você ser um grande vendedor online você tem que saber escrever bem.

Escrever bem na Internet não significa usar palavras complicadas ou frases súper rebuscadas. Ao contrário, você deve procurar escrever como fala. Quanto mais simples forem seus textos, mais fácil será para o visitante entender o que você está tentando passar e mais próximo será seu relacionamento com ele.

Se você faz o visitante ler o conteúdo do seu site, você tem que saber integrar mensagens publicitárias dentro dele para que elas sejam notadas e tenham um forte impacto.

Muitas pessoas podem pensar num primeiro momento que integrar mensagens publicitárias dentro de um texto sem que o visitante saiba é anti ético. Porém o que estas pessoas não sabem é que jornais e revistas vêm fazendo isso há anos e esta é uma das formas de propaganda mais caras e mais procuradas. São muito procuradas porque surtem efeito!

A partir do momento que você acredita no produto que você está anunciando, toda publicidade integrada em seu site passa a ser um favor que você estará fazendo a seus visitantes. Além de lucrar com isso, o que também é ótimo. :-)

5.Escolhendo os anúncios: quantidade e tamanho

Você recebe vários visitantes em seu site, sendo que cada um deles tem uma vida diferente com interesses distintos. Eles podem até ter semelhanças, porém uma certeza absoluta é que eles têm várias diferenças - ninguém é igual. Portanto, é interessante que você dê várias opções a estas pessoas porque o que é indiferente para um pode ser de grande interesse para outro.

O que sugerimos é colocar de 2 a 3 anúncios por página. Acreditamos que este seja o número ideal para você aumentar suas chances de ter uma boa resposta, pois você estará dando bastante opções sem estar diluindo a mensagem dos anunciantes.

A principio, quando se fala em anúncios na Web, muitos pensam direto em banner. Porém, pela nossa experiência, concluímos que banners não dão mais um bom retorno. Quando você for colocar anúncios em seu site você tem que se concentrar em 2 formas de anúncios: os grandes e os links texto.

Grandes Anúncios: Estes são imagens grandes e chamativas que são difíceis de serem ignoradas. Estas imagens permitem que o anunciante faça anúncios mais elaborados e que comunique melhor sua mensagem ao público. Um bom anúncio grande consegue mexer emocionalmente com o visitante fazendo com que ele tenha mais vontade de clicar e fazer uma compra em seguida. O ideal é que todas as suas páginas no site tenham um anúncio grande.

Links Texto: A Internet é uma mídia interativa baseada principalmente na leitura. As pessoas entram na Internet principalmente para se informarem. Ao contrário da televisão, que é uma mídia passiva, a Internet é ativa. Na televisão a pessoa deita no sofá e fica assistindo passivamente um programa. Na Internet a pessoa tem opções ilimitadas, podendo ativamente clicar no link que bem entender, interagir com o site e ir para a página na Web que desejar. Uma das melhores formas de despertar a curiosidade do visitante é através de uma boa mensagem em destaque no site com um link. O link texto já foi descoberto pelos grandes marketeiros interativos como uma das principais armas para gerar vendas. O que aconselhamos é que cada página sua tenha 1 ou 2 links texto com mensagens bem chamativas em lugares de destaque.

Os links texto juntamente com os grandes anúncios devem ser seu foco principal de atenção na preparação de suas campanhas de marketing.


6. Análises de Relatório


Através dos relatórios em sua área administrativa você poderá obter uma série de informações que podem lhe guiar na preparação de campanhas mais inteligentes.

No relatório de pedidos e vendas geradas você sabe quais são os anunciantes que estão vendendo mais e que conseqüentemente tem maior afinidade com sua audiência. Se você percebe que o anunciante X está vendendo o dobro do Y, então vale a pena você concentrar mais o marketing em cima do anunciante X

Na parte de "impressões / clicks / visitantes únicos" você pode avaliar a resposta geral de seus anúncios. Através da taxa de cliques você sabe se seus anúncios estão sendo muito clicados ou não. Pela taxa de resposta você irá ver qual a relevância dos anunciantes para sua audiência.

Nos "melhores anúncios" você pode não só acompanhar a taxa de cliques e resposta de cada anúncio como também as vendas geradas por ele. Essa riqueza de detalhes é extremamente importante na seleção das peças publicitárias a serem colocadas no seu site. Você irá notar que muitas vezes o anúncio mais clicado não é o que dá mais retorno.

A qualidade dos clique gerados é tão importante quanto o número de cliques. Um bom anúncio deve ser atrativo (gerar muitos cliques) e deve atrair o público certo (compradores). Por isso que o melhor número para se medir a eficácia de um anúncio é o RPU.

O RPU compara a receita gerada pelo anúncio com o número de visitantes únicos que o viram. Este é o número ideal para se avaliar a eficácia de uma peça publicitária. Se este número for nulo comece a avaliar os anúncios pela sua taxa de resposta. Esta é a segunda métrica mais eficaz de avaliação de anúncio.

No relatório "melhores produtos" você saberá quais são os produtos que você está vendendo mais. Assim você pode enfatizar mais em seu site seus produtos campeões de vendas. Uma boa maneira de enfatizar um produto campeão é colocando a foto do produto com seu comentário sobre ele ao lado. Você pode achar todas as fotos de todos os produtos de nossos anunciantes clicando em "fotos de produtos" dentro da seção "material de marketing" do anunciante

Em todos os relatórios você pode selecionar o anunciante que deseja obter informações ou se você prefere ver os dados agregados de todos eles juntos.

Todos estes dados devem ser acompanhados ao longo do tempo e comparados. Por exemplo, comparando a taxa de resposta do mês de agosto com o mês de setembro você pode saber se os anúncios estão mais relevantes e chamativos a sua audiência ou se precisam de uma melhora. Somente através da comparação dos dados que você poderá saber se seu marketing está se tornando mais ou menos eficaz.


7. Recomendando Parceiro

Chamamos de parceiro todo site que é cadastrado no Riqueza. Recomendar parceiros (recomendar sites para se cadastrarem no Riqueza) é um excelente investimento a longo prazo. Você ganha comissão sobre todas a vendas que os parceiros que você recomendar venham a gerar.

Uma maneira inteligente de recomendar parceiros é deixar sempre um lugar em seu site destinado aos webmasters. Neste lugar você pode colocar um anúncio ou uma descrição do Riqueza com sua recomendação e um link texto.

Existem sites que ganham a maior parte de suas comissões através de vendas indiretas (vendas geradas por parceiros recomendados).


8.Estimulando Parceiros a Promoverem Mais o Riqueza

Conseguir que os parceiros se cadastrem sob seu nome é a primeira etapa. A segunda etapa é estimular os parceiros recomendados a promoverem os anunciantes. A melhor maneira de fazer isto é visitando o site dos parceiros que você recomendou e olhando como eles estão colocando os anúncios.

Assim você pode entrar em contato com eles dando sugestões sobre o que você viu em seus sites e oferecendo a sua ajuda. Lembre-se que é muito melhor você entrar em contato dando sugestões sobre o que você viu do que apenas mandar um email genérico. O ideal é você lidar com cada um individualmente.



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