Charles Ponzi : Biografia e Outros Fatos - PARTE 2
Esquemas de pirâmide, cadeias de cartas e esquemas de Ponzi.
Um esquema de pirâmide é um sistema fraudulento de fazer dinheiro que requer uma fonte infindável de recrutas para ter sucesso. Os recrutados (a) dão dinheiro aos recrutadores e recrutam novos elementos para lhes darem dinheiro.
No esquema das cadeias de cartas, o recrutador envia aos novos recrutas uma carta com uma lista de nomes, incluindo o do recrutador no fundo da lista. Os recrutados devem enviar dinheiro ao nome que está no topo e adicionar o seu nome ao fim da lista. O dinheiro apenas é ganho conquistando novos recrutas para a cadeia, adicionando o nome e recrutando outros. Em teoria, o nome de cada chega ao topo de milhões de listas e recebe milhões. Na prática, a maior parte das pessoas não recebe nada. Qualquer um pode quebrar a cadeia, privando os outros da lista de possíveis "ganhos". Mas, mesmo se ninguém quebrar a cadeia, 95% dos que enviam dinheiro não recebem nada.
Num esquema de Ponzi, as pessoas são recrutados para "investir" e recebem "juros" do seu "investimento" com o dinheiro "investido" pelos recrutados posteriormente (D. Branca diz-lhe alguma coisa?). Eventualmente, os recrutas acabam e a grande maioria dos "investidores" perde tudo.
Num esquema de pirâmide é pedido ao recruta para dar dinheiro ao recrutador, por exemplo 100. O novo recruta alista, digamos 10 novos, cada um dos quais dá 100. Neste exemplo, o recrutador recebe todo o dinheiro dos seus recrutas. No nosso caso, cada um dá 100 em troca de 900 (100 de cada um dos 10 menos os 100 que deu ao recrutador). Para que ninguém perca dinheiro, o esquema tem de continuar para sempre. Num planeta com um numero limitado de pessoas, mesmo se tão grande como a Terra quase com 6 bilhões de potenciais recrutas, os recrutas esgotam-se muito depressa.
O resultado destes esquemas é inevitável: na melhor hipótese, algumas pessoas safam-se com muito dinheiro, e a maioria perde tudo. De facto, a única maneira de alguem fazer dinheiro com um esquema destes é se engana outras pessoas a darem-lhe dinheiro com a promessa de conseguir algo em troca quando lhes é impossível conseguirem algo em troca. Em linguagem corrente, estes esquemas são sempre uma fraude. Enganam para conseguir o dinheiro. É por isso que é ilegal. Não é ilegal por recrutarem pessoas para recrutarem pessoas para recrutarem pessoas. Isso é legal e é feito em muitos negócios. Não é ilegal por envolver dar dinheiro a outras pessoas. São ilegais porque envolve enganar pessoas de modo a levá-las a dar dinheiro. É essa a definição legal de fraude.
Um esquema de pirâmide tem esse nome devido à forma de pirâmide. Se começasse com um humano no topo e 10 abaixo, e 100 abaixo, e 1000 abaixo, etc, a pirâmide reuniria toda a população da terra em apenas 10 camadas com um homem no topo. A camada de baixo teria mais de 4.5 biliões de pessoas!
Um diagrama pode ajudar a ver isto:
1
10
100
1.000
10.000
100.000
1.000.000
10.000.000
100.000.000
1.000.000.000
10.000.000.000
Em resumo, 10 recrutando 10 e em pouco tempo atingimos 10 bilhões, bem mais que a população da Terra. Se a população for de 5 bilhões e toda a gente participa, temos uma camada inferior de cerca de 90% da população, 4,5 bilhões de pessoas. Ou seja, 500 milhões de vencedores e 4,5 bilhões de vencidos.
Claro que as hipóteses de convencer toda d população está para lá da compreensão. Mas eu sou o tipo mais esperto do mundo, e o planeta todo adere ao meu esquema. Se preciso de uma semana para convencer os meus 10 recrutas e que cada um está tão entusiasmado como eu, temos todo o planeta recrutado em 9 semanas.
Na prática, nenhum esquema funciona tanto tempo. Todos os esquemas morrem quanto os novos recrutas eixam de entrar com dinheiro para pagar os antigos. Haverá sempre quem tope o esquema. Haverá sempre quem pense que "é bom demais para ser verdade". Haverá sempre quem ache que embora 1 a recrutar 10 não parece muito rapidamente os números se tornam irrealistas. Basta uma pessoa para parar o esquema, seja desistindo apenas, seja denunciando o esquema à policia.
É fácil perceber porque estes esquemas são populares: as pessoas são gananciosas. A ganancia turva o raciocínio. Os desejos tornam-se factos. Fazer perguntas é rude e indelicado. Basta um aldrabão para tudo começar a correr.
Com probabilidades tão altas contra as pessoas porque é que alguem joga nestes esquemas? A ganância é parte da resposta. A maior parte das pessoas não se vê na camada de baixo da pirâmide. Mesmo o mais ganancioso percebe que se estiver perto da camada do fundo não vai conseguir recrutar. Tem de se ver junto ao topo para esperar as imensas vantagens sem esforço que lhe chegarão.
Para mais, se espero envolver alguem num esquema de piramide, a primeira coisa a fazer é convencê-los de que não é um esquema desses. Podem saber que é ilegal. Ou podem perceber que 90% dos envolvidos perdem. Portanto, digo-lhes que estão a juntar-se a um clube. Dou um nome bonito ao clube, como The Friendly Investors Club (FIC). Asseguro que o FIC está aprovado e é legal. Se for bom, os recrutas acreditam em mim. As respeitáveis pessoas passam a informação a outros. Se for mesmo bom, convenço-os de que estão a aderir a um clube legitimo e lucrativo, e que os ganhos não estão sujeitos a impostos. Convenço-os de que, para efeitos legais, estão estão a dar dinheiro, e outros lhes darão dinheiro a eles.
Bem, se os esquemas de piramide são um mau investimento, que tal as cadeias de cartas? O principio é basicamente o mesmo, excepto que com as cartas, não tem de se iludir tanto como com as pirâmides. Provavelmente sabe que este esquema depende de enganar os amigos convencendo-os a dar dinheiro a estranhos com a promessa de receberem muito mais de outros estranhos. Recebe uma carta com uma lista de nomes. Deve mandar dinheiro ao nome de cima, apagá-lo e juntar o seu nome no fundo, e recrutar 5 ou 10 pessoas para fazerem o mesmo enviando a carta com o seu nome no fundo.
Um esquema de Ponzi, nomeado por Charles Ponzi que defraudou pessoas nos anos vinte usando o método, envolve convencer pessoas a investir em algo com uma taxa de retorno garantida e usando o dinheiro dos que chegam mais tarde para pagar aos primeiros. Quem ganha dinheiro? Os que começam e os que chegam primeiro. Alguem faz mesmo dinheiro? Devem fazer ou não haveria tantos esquemas. Como? Se começo o esquema, pago o suficiente a algumas pessoas para parecer que funciona, mesmo se é preciso comprar no fundo. Posso ser suficientemente estupido para pensar que consigo mantê-lo sem novos recrutas. Posso tentar arranjar dinheiro depressa. Posso jogar no Totoloto e esperar ganhar.
Não sei quantas pessoas perderam dinheiro "investindo" nestes esquemas, mas nada como o que aconteceu na Romênia em 1993 ou na Albânia em 1997. Milhares de pessoas perderam dinheiro em esquemas de pirâmide. Os jornais romenos afirmaram que milhões de pessoas perderam as poupanças num esquema chamado Caritas. Qualquer esquema está condenado porque exige uma fila infinita de "investidores." A única coisa infinita é ganancia e auto-ilusão.