Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 15 de dezembro de 2007

Como evitar spam

>

1. Introdução

Antes de tudo vamos definir SPAM (ou lixo eletrônico) como toda e qualquer mensagem de e-mail enviada sem a autorização do destinatário independente de existir alguma forma de "descadastro" por parte de quem envia.

SPAM tornou-se uma praga que compromete uma grande quantidade de mensagens enviadas pela internet. Para algumas pessoas isto se tornou um imenso transtorno que dispensa um quantidade de tempo considerável de trabalho na classificação manual de mensagens válidas das consideradas lixo eletrônico. Para empresas este tempo é potencializado pela quantidade de funcionários.

Existem várias ferramentas de controle anti-spam mas nenhuma 100% eficaz, ou seja, mensagens válidas podem ser classificadas com SPAM e lixo pode passar e chegar a caixa de entrada do internauta, o que pode gerar uma outra série de transtornos. Então, a melhor maneira de não ser inundado por lixo eletrônico é antes de tudo evitar entrar na lista dos spammers. Para isso é necessário saber como estas pessoas capturam o seu e-mail e passam a enviar mensagens, revender seus dados para outras pessoas, e seguir numa distribuição sem fim.

É bom esclarecer que alguns golpistas utilizam grandes bases de e-mail de spammers para realização de golpes eletrônicos. Diminuindo seu presença em lista de spammers você estará diminuindo os riscos de golpes eletrônicos por e-mail.

2. Como capturam seu e-mail

Existem uma série de ferramentas nas quais os spammers capturam os e-mails. A grande maioria é perfeitamente evitável. Segue a lista de maneiras utilizadas para captura de e-mails.

  • Cadastro em sites pouco confiáveis. Quando você faz um cadastro onde informa seu e-mail, pode está alimentando um banco de dados que pode ser vendido ou até mesmo invadido por um cracker.
  • Cadastro em fóruns, blogs, salas de bate papo. Toda e qualquer e-mail cadastrado num site público na internet é visível por ferramentas de captura dos spammers. Por exemplo: nunca utilize a assinatura de fóruns postando diretamente seu e-mail. Pesquise através do Google ou Altavista se seu e-mail não está visível.
  • Participação em lista de discussões públicas. Lista de discussões públicas podem ser visíveis através de pesquisas pelo histórico. Spammers possuem ferramentas de "garimpo" específicas para este fim.
  • Disponibilzação direta do e-mail em sites. Se você disponibiliza seu e-mail em um site, quer seja profissional ou pessoal, você estará disponibilizando informações facilmente capturáveis.
  • Captura por corpo de mensagens. Quando pessoas repassam mensagens utilizando um sem fim de Cópias Carbonos, estão fornecendo pequenas bases de dados de e-mail.
  • Através de tentativa e erro. Spammers capturam e-mails através de montagem de combinações mais comuns de e-mails e domínios. Por exemplo: Se existir um domínio chamado empresax.com.br, ele tentará criar vários e-mails como contato@empresax.com.br, admin@empresax.com.br, diretoria@empresax.com.br, comercial@empresax.com.br, e assim por diante.
  • Passagem de cadastros entre empresas. Algumas empresas e instituições repassam a lista de cadastrados (não necessariamente feitos através de site). Muitas acreditam que não estão violando a privacidade dos clientes. Acredite, isto existe.
  • Roubo ou invasão de cadastros de provedores. A história da informática está repleta de casos de empregados que venderam a lista de clientes de provedores.
  • Antigos cadastros. Se você criou alguma nova conta, é possível que esteja utilizando uma conta criada por outra pessoa anteriormente. Se esta pessoa não teve os cuidados necessários, você estará em algumas listas de spammers.
  • Invasão de computadores de conhecidos - Alguns golpes eletrônicos, utilizam da invasão de computadores para, entre outras coisas, coletar e-mails válidos. Se alguma pessoa que possua seu e-mail for invadida, utilizando um golpe deste modelo, seu e-mail será capturado.

3. Estratégias para lidar evitar SPAM

Listo então algumas estratégias para diminuir os transtornos com lixo eletrônico. Estas estratégias podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto. Você decide qual a melhor forma de lidar com os e-mails indesejados.

3.1. Criar várias contas

Para uma estratégia de utilização de e-mail seguro, proponho a criação de quatro contas de e-mail.

Se sua conta pessoal já está entupida de lixo, pense em descartar e começar uma nova conta. Depois de inserido na lista de spammers o problema só tende a aumentar.

  • Conta Pessoal - Apenas para pessoas de primeiro grau de contato. Nunca deve ser utilizada em cadastro, fóruns ou em lista de discussões. Esta conta deve ser informada apenas em forma de citação verbal ou em e-mail enviado diretamente a uma pesssoa conhecida. Esta conta deve ser a mais protegida de todas.
  • Conta Profissional - Se você tem uma conta numa empresa, use exclusivamente para informações referente ao negócio. Não forneça para uso pessoal (afinal talvez não saiba até quando você trabalhará na empresa, ou quanto tempo ela existirá). As mesmas restrições da conta pessoal devem ser usadas nesta conta.
  • Conta Pública - Esta conta deverá ser usada caso precise participar de lista de discussões ou fóruns. Tenha em mente que esta conta será totalmente descartada, sendo criada uma nova Conta Pública em caso de qualquer início de recebimento de mensagens não autorizadas.
  • Conta Lixo - Utilize para preenchimento de cadastros quando solicitam um e-mail para confirmação de dados.

A idéia é: deixe as contas Pública e Lixo como mais vulneráveis e proteja as contas Pessoal e Profissional. Caso comecem a receber lixo eletrônico descarte-as. Serviços gratuitos como o Yahoo, Walla e Gmail (entre outros), fornecem e-mails gratuitos com grande capacidade de armazenamento. O Yahoo e o Gmail, além de poderem ser consultados via navegação, podem ser lidos e enviados pelo seu cliente de e-mail preferido (Outlook, Thundebird, The Bat).

3.2. Utilize apelidos ocultos

Apelido oculto é uma ferramenta disponibilizada por alguns serviços de e-mail que funciona muito bem na ocultação de e-mails. Funciona da seguinte maneira: Você tem uma conta chamada login@empresax.com.br. Você pode criar uma série de apelidos que redirecionam para o e-mail login@empresax.com.br, como login.loja1@empresax.com.br (para por exemplo utilizar em compras na loja1) ou login.listadediscussao@empresax.com.br (para participar de lista de discussões). Nesta caso você fornece e utiliza para alguns casos apenas os apelidos. Caso comece a receber spams direcionados para estes apelidos, descarte-os. Sua conta principal ficará protegida.

3.3. Utilize confirmação positiva

Alguns provedores fornecem a opção de confirmação positiva, no qual quando alguma pessoa envia e-mail para você pela primeira vez você apenas receberá a mensagem caso ela acesse uma página e preencha os dados fornecidos pelo provedor. Após isso, as pessoas não precisarão preencher novamente este formulário. Esta idéia vem da forma que os Spammers enviam milhões de e-mails e não teriam tempo de preencher uma quantidade de confirmações positivas, uma a uma. Neste caso existe o transtorno, para aquelas pessoas que não são spammers, de ter que preencher um formulário.

3.4. Mascare e-mails

Se você necessitar escrever seu e-mail em algum site público evite escrever seulogin@provedor.com.br, por exemplo. Tente transformar o @ em outros caracteres, como:

seulogin[arroba]provedor.com.br seulogin_arroba_provedor_ponto_com_ponto_br seulogin[!Esqueça!]proveidor_com_br

3.5. Utilize cópia carbono oculta (BCC)

Ao enviar uma mensagem para mais de uma pessoa (onde não exista necessidade explícita de informação dos destinatários), utilize a opção Cópia Carbono Oculta (CCO ou BCC). Este procedimento evitará que a lista de e-mails seus destinatários cai na lista dos spammers.

4. Ferramentas Anti-Spam

Se, de qualquer forma, você não puder ter algumas das ferramentas citadas, ou mesmo não puder mudar de conta de e-mail já bombardeada, existem algumas ferramentas de filtragem de SPAM que podem ser dividias em três categorias:

  • Filtros no Servidor - Alguns provedores possuem filtros Anti-Spam que podem ser configurados de acordo com níveis de rigidez.
  • Filtros Externos - Você pode utilizar algumas ferramentas de Anti-Spam entre o servidor e seu cliente de e-mail. Um exemplo é o Mail Whaser.
  • Filtros no Cliente de E-mail - Programas como o Mozilla Thunderbird e The Bat! possuem filtros internos que aprendem com as instruções do usuário.

5. Conclusão

Diversas ferramentas estão sendo utilizadas para a diminuição deste grande problema da tecnologia, mas antes de tudo o internauta precisa ter cuidado com a divulgação do seu e-mail. O Spam tornou-se um problema gigantesco para as empresas e profissionais e está longe de ter uma solução eficaz. A melhor forma de diminuir o transtorno é evitar cair nas listas de spammers. Portanto, siga algumas regras e viva num mundo com menos lixo.

Este texto foi escrito primeiramente em navegantes.org no endereço abaixo:
http://www.navegantes.org/art/spam-como-evitar-spam/spam.html


Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Diversos

Pagamentos (107) SCAM (50) GPTreasure (30) SEO (23) Tutorial (16) Prizze (12) Ebooks (9) MLM (9) Wini (9) Programa de Afiliados (7) Verdinhas (4) Sitemap (3) Alertpay (2) PTS (2) Alexa (1) Blog (1) DealExtreme (1) Entrevista (1) Google (1) PTP (1) Raio-X (1) Refback (1)

Redes Sociais

  ©Ganhar Dinheiro na Internet - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo