Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Marketing Multi-Nível - Saturação de Mercado

O Que está Errado com o Marketing Multi-Nível? Imagem Ruim ou Realidade Ruim?

"Deixe-me informá-lo sobre uma incrível oportunidade de negócios" e você está convidado à minha casa ou para almoçar para "discutirmos." Engraçado, mas você sente no íntimo que existe alguma agenda oculta ou fraude. "Provavelmente, você pensa; uma organização multi-nível (MLM). Suponha que seja? Você deveria confiar em seus instintos. Existe alguma coisa errada com MLM?

Este artigo analisará quatro áreas problemáticas no MLM. Especificamente focará problemas de:

I) Saturação de Mercado;
II) Estrutura Piramidal;
III) Moralidade e Ética e
IV) Questões de Relacionamentos Associadas com MLMs.

Assim, você poderá avaliar, corretamente, seus instintos.

I. SATURAÇÃO DE MERCADO: UM PROBLEMA INERENTE

De Volta ao Básico
Uma instrução sobre saturação de mercado é raramente necessária na maioria das discussões de negócios. Mas com MLM, infelizmente é necessário. O senso comum parece estar suspenso quando se considera se MLMs são viáveis, mesmo teoricamente, como uma maneira lucrativa de distribuição para todas as partes envolvidas. Esta suspensão é criada por uma elevada expectativa de "dinheiro fácil"

Novo, Inovador?
O MLM não pode mais alegar ser novo e assim, isento das regras normais do mercado e da maneira pela qual mercadorias e serviços são vendidos. Eles têm tentado e, na maior parte, fracassado. Alguns obtiveram fracassos terríveis a despeito de oferecerem excelentes produtos. Inovações de marketing não são raras no mundo moderno, como evidenciado pelo sucesso do Wal-Mart, o qual fundou uma maneira mais eficiente e lucrativa de distribuir mercadorias e serviços do que a do "status quo", provendo valor permanente para acionistas, empregados, distribuidores e consumidores. Mas este não é o caso com nenhum MLM até hoje e após 25 anos de tentativas fracassadas é tempo de apontar as razões do porquê.

Algumas pessoas fazem dinheiro com MLM?
Primeiramente, vamos analisar o "mecanismo motor" dos MLMs. Vamos detalhar como eles são, intrinsecamente, instáveis, garantindo por projeto a super-saturação do mercado, sem que ninguém perceba. Nós veremos porque os MLMs nunca podem equalizar a lucratividade da maneira que as empresas do mundo real podem, de modo que como resultado a empresa como um todo nunca poderá, mesmo em teoria, ser lucrativa. Quando este destino inevitável acontece, o único dinheiro a ser realizado não vem do produto ou serviço, mas das perdas de pessoas nos níveis de baixo da organização Assim, as organizações MLMs se tornam exploradoras, e muitos promotores de MLM, de alto nível têm fracassado, os executivos encarcerados por venderem para outros a fraude do sucesso impossível. Outros grandes MLMs têm sobrevivido contratando uma grande bateria de advogados para afastar promotores federais e até mesmo jactando-se sobre os fundos que teriam em reserva para este propósito. O infeliz distribuidor no final da cadeia é o perdedor, e uma vez que isto se torna aparente, apesar de todos os vídeos inteligentes e os "papos" de motivação, as pessoas de bem começaram a sentir o gosto amargo nas suas bocas a respeito da completa situação. Então, sim, pode ser feito dinheiro com MLM. A questão é se o dinheiro que está sendo "realizado" é legítimo ou conseguido através de um sofisticado esquema de trapaça. E se o MLM é "condenado por projeto" para falhar, então a resposta é, infelizmente, a última.

Mas como, exatamente isto acontece e com que freqüência? Condenado por Projeto?
A primeira pergunta é a seguinte: Qualquer companhia que escolha esta estratégia estaria destinada ao fracasso e a descambar para um empreendimento explorativo a despeito de quão bom posa ser o seu produto? Para enxergar isto, claramente, precisamos enveredar por uma, discussão, por outro lado óbvia e elementar, de como qualquer negócio deve cuidar para não "super-contratar", "super-estender" ou "super-ofertar" um mercado.

O Mundo Real
Qualquer negócio deve, cuidadosamente, considerar a oferta e a demanda. Por exemplo, se a ReVo Corporation imaginar que acontecerá uma mania sazonada para o seu óculos de sol ovóide no próximo verão, talvez eles deveriam planejar fabricar e distribuir, digamos, 10M de unidades. Isto envolve aumentar a rotação nas fábricas, estabelecer redes de distribuição e revenda e cuidadosamente gerenciar os estoques em todos os níveis de maneira que a ReVo mantenha, no próximo ano, a sua credibilidade com seus distribuidores, pontos de venda e com o público. Se vier a acontecer uma "corrida" para os produtos da Revo, e eles venderem tudo em meados de junho, então terão calculado, erradamente, a demanda e perderão lucros que poderiam realizar. O problema mais sério, entretanto, é a superestimação do ponto de saturação do produto Se fabricarem 10M de unidades, e venderem apenas 2M de unidades, isto pode ser o fim da ReVo como empresa. O ponto óbvio para todos aqui é que o gerenciamento da oferta e da demanda e uma aguda visão na direção da penetração e saturação do mercado, são cruciais para qualquer negócio ou para qualquer produto ou serviço. Mal gerenciamento neste aspecto de um negócio eclipsará o bom acesso ao mercado, um produto de projeto excelente, o patrimônio em recursos humanos, a qualidade do produto e assim por diante. Em poucas palavras, o fracasso em alcançar os objetivos de oferta e da demanda pode arruinar uma empresa se o mercado está super-saturado.

Dinâmica do Mercado e o Fim da Guerra Fria
Interessantemente, a questão da oferta e da demanda foi o que levou à URSS ficar de joelhos. Por projeto, o governo soviético tentou fazer um macro-gerenciamento da oferta, no qual os burocratas decidiriam quantas batatas eram necessárias, quanto rolos de papel higiênico etc. Mesmo assumindo que estes burocratas fizeram o melhor que puderam, infelizmente seus esforços para deliberadamente manipular o "botão" de controle da oferta e da demanda não foi bom o suficiente. A despeito de suas boas intenções, eles estavam normalmente errados e criaram enormes desabastecimentos e excesso de ofertas conduzindo a um maciço colapso econômico. Observando o desastroso fim da ingenuidade de mercado na Rússia deveria ajudar a clarear o problema fundamental com a abordagem MLM. No mundo real, o lucro de uma empresa está diretamente relacionado com a habilidade e previsão da "mão" no "botão da oferta" assim dizendo. Na URSS, aquela "mão" não podia reagir rápida ou suficientemente acurada às realidades de mercado através dos melhores esforços dos burocratas. Com os MLMs a situação é muito pior. Ninguém está em casa. Mesmo os soviéticos tinham alguém pensando sobre o quanto era suficiente! Se os burocratas na Rússia estavam sofrendo um mal bocado para acionar a "mão invisível" de Adam Smith no ajuste do nível de suprimento na União Soviética, então os "executivos" MLM estes sim estão em uma posição verdadeiramente infeliz. Não só não existe ninguém designado para tomar a decisão do quanto é suficiente, com também o MLM é configurado, por projeto, para cegamente ultrapassar o ponto de saturação e continuar avançando. Continuará até colapsar sob seu próprio peso sem mesmo que qualquer burocrata perceba

MLM é como um trem sem freios em direção ao terminal. "Todo O Mundo Desejará Comprar Este Produto!"

Todos os produtos e serviços possuem penetração parcial de mercado. Por exemplo, somente algumas pessoas desejam utilizar um corretor de descontos, como evidenciado pelo grande sucesso de Charles Schwab apesar da somente parcial penetração de mercado. Nem todo mundo deseja se filiar a um clube particular de descontos, ou comprar ouro, ou beber água filtrada o vestir um determinado estilo de sapato ou usar qualquer produto ou serviço. Ninguém no mundo real de negócios consideraria seriamente o débil argumento dos MLMers quando eles levianamente mencionam as necessidades de mercado infinitas para seus produtos ou serviços.

NT01 Discount Broker - uma atividade e um personagem não muito conhecido por aqui
O Problema da Demanda: Sobre Widgets2 e MLMs
NT02 A tradução de Widget é meio problemática. Mesmo em inglês o termo apresenta dúvidas. Ver:
http://www.matrixlist.com/pipermail/harbourtalk/2001-September/000605.html . Consideremos Widget como um mecanismo que seja bastante útil para um trabalho em particular [syn: appliance, contraption, contrivance, convenience, gadget, gizmo

Imagine um belo novo produto chamado Widget que será vendido por $100 (um preço fixo para manter a simplicidade). Agora, enquanto qualquer um pode usar um Widget, nem todos vão querer. Alguns ficarão temerosos de qualquer coisa nova. Alguns permanecerão leal às marcas existentes. Alguns desejarão comprar um produto inferior por menos dinheiro. As razões vão e voltam nas o fato e que apenas "X" Widgets serão vendidos por $100.

A questão para os marqueteiros é...qual é "X" e quanto pode ser previsto para maximizar os lucros? O fato de "X" ser difícil de ser concordado não significa que não exista, e cada Widget construído além de "X" terminará por criar um problema para a organização. O mercado apenas deseja "X" Widgets a $100. O que você vai fazer com o seu estoque extra além "X" que ninguém deseja, e o pessoal de vendas que você contratou para vendê-los? Ninguém pode predizer perfeitamente "X," e a situação não é tão simples como a considerada aqui, mas o objetivo dos marqueteiros é "X", tão próximo quanto possível, para obter valor agregado para todas as partes envolvidas: para evitar oportunidades perdidas bem como desperdício, perdas ou fracasso.

A Abordagem de Previsão do MLM: Ignorando o Objetivo
Quem tem um olho em "X," o ponto de saturação de mercado para um dado preço em um MLM? Bem. A coisa engraçada, ou talvez trágica é "X" será alcançado e ultrapassado sem que ninguém tome cuidado. Vamos, simplesmente, supor que "X" foi alcançado hoje em um MLM em particular; O números de possíveis unidades vendidas neste preço acaba de ser excedida e acontece de você ser um candidato de olhos arregalados, sentado em uma reunião MLM, ouvindo o papo de vendedores. Agora considere: Alguém nesta empresa sabe a respeito de "X"? Alguém se preocupa? Está questão está sendo escondida de propósito por algum outro motivo? Uma vez que estamos supondo que o número de saturação de mercado "X" foi alcançado, cada um nesta reunião de MLM de agora em diante está comprando uma falsa esperança. Mas isto não é o que o locutor estará dizendo. Ele estará dizendo para você, "Agora é o momento para se filiar. Seja dos primeiros a participar." Mas é tudo uma mentira, mesmo se o locutor não sabe disto. A totalidade do mercado "X" foi alcançada e ninguém notou. Todos os distribuidores irão perder de agora em diante. Este poderia ser você? Como você poderá saber em que ponto você se tornará um mentiroso em um MLM?

Subir ou Descer
Talvez um melhor paradigma de como o MLM se desempenha através do tempo do que o trem descontrolado oferecida, anteriormente, é esta: um balão de hélio deixado solto em um quarto vazio com espigões no teto, no qual a qualidade do produto é análoga à quantidade de hélio. Quanto melhor o produto, mais rápido o balão subirá, acelerando sem obstrução na direção do desastre. A outra opção seria o caso de um produto inferior, no qual o balão afundaria de moto próprio nunca decolando do chão. Certamente, o equilíbrio nunca dá as cartas, exceto talvez por acidente e apenas temporariamente. MLMs são extrinsecamente instáveis. Para qualquer empresa que optar pela abordagem MLM, é subir e descer.

MLMs vs. Mundo Real
A questão básica que precisa ser respondida é a seguinte: Se este produto ou serviço é tão bom, então porque não está sendo vendido através dos sistemas costumeiros de marketing que tem servido a humanidade por milhares de anos? Porque ele precisa recorrer a um esquema de "marketing especial" como o MLM? Porque todos precisam ser tão inexperientes para comercializá-lo. O produto seria apenas uma débil cobertura para na realidade um esquema piramidal de exploração dos outros? Mais sobre isto adiante.

Da Distribuição contratada, protegida...para Mayhem
Imagine que Wendy's tornou-se subitamente possuído pela idéia de que todos precisam comer, e abriu quatro franquias Wendy's nos quatro cantos de um cruzamento em nossa vizinhança. Quem se beneficiará desta loucura? O consumidor? Certamente não as franquias todos eles perderão. A corporação Wendy's? Talvez temporariamente, por vendas de estoque especulativo enquanto as desafortunadas franquias estiverem sob a ilusão de que todos ganharão dinheiro. Mas ao final a imagem negativa de quatro revendas morrendo uma morte lenta como que compensaria a venda da bolha temporária de estoque. Mesmo a mais insensata das infelizes franquias pensaria duas vezes sobre fazer, novamente, negócios desta maneira. Esta é a maneira pela qual distribuidores e franquias estão, contratualmente, protegidos por território e/ou mercado, no mundo real. Novamente, o fato simples é que mesmo o mais bem sucedido produto terá penetração parcial de Mercado . O mesmo é verdadeiro para serviços. Demanda e "fatia de mercado" são finitas e superestimar ambos é catastrófico. Então, porque os promotores do MLM escondem isto? Quem está no comando do "botão" da oferta, cuidadosa e habilidosamente, gerenciando o tamanho dos canais de distribuição, quantidade de pessoal de vendas, estoques, etc., para assegurar o sucesso de todos os atores do negócio? A verdade é arrepiante: ninguém Imagine tentar escrever um modelo computadorizado de como os MLMs funcionam, e você verificará este ponto mais vivamente. Um MLM não pode funcionar, mesmo em teoria. Pense sobre isto.

A Máquina de Pessoas
Chernobyl tinha um sistema de controle e falhou. MLMs não têm qualquer mecanismo de controle Aonde está a "chave" que pode ser virada em uma MLM quando o pessoal de venda suficiente tiver sido contratado? Em uma empresa normal um gerente diz: "Temos bastante, parem com as contratações neste ponto". Mas num MLM não existem maneiras de fazer-se isto. Um MLM é uma "batedeira" humana sem botão de desligar. Fora de controle, por projeto, suas engrenagens triturarão o dinheiro, tempo, credibilidade e energia empreendedora de pessoas de boas intenções que se filiaram meramente para suplementar seus rendimentos. E melhor simplesmente rumar longe deste monstro para começar. Não existe uma maneira simples de evitar o mecanismo de fracasso embutido no MLM. Se uma empresa escolhe fazer seu marketing desta maneira, ela eventualmente "contratará"( sem salário básico e cobrando para filiação) muitas pessoas. Assim, os únicos "sistemas de controle" serão as inevitáveis perdas e a subseqüente má imagem que a empresa MLM obterá após realizar aquilo para a qual foi projetada: fracassar. Cedo ou tarde teremos que parar de censurar esta ou aquela empresa MLM e admitir que a técnica MLM, propriamente, é fundamentalmente errônea.


Fonte: http://herbalifenoticias.blogspot.com/

2 Comentários:

Anônimo disse...

concordo, deveria ter um mecanismo de controle, pelos próprios usuários de forma organizada

Eliete disse...

Colega vc tem algum gráfico que demonstre melhor essas questoes de sturação, demanda, etc?
Passe para meu e-mail: falecombura@hotmail.com

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Diversos

Pagamentos (107) SCAM (50) GPTreasure (30) SEO (23) Tutorial (16) Prizze (12) Ebooks (9) MLM (9) Wini (9) Programa de Afiliados (7) Verdinhas (4) Sitemap (3) Alertpay (2) PTS (2) Alexa (1) Blog (1) DealExtreme (1) Entrevista (1) Google (1) PTP (1) Raio-X (1) Refback (1)

Redes Sociais

  ©Ganhar Dinheiro na Internet - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo