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quarta-feira, 7 de maio de 2008

Cadastro de sites: Entenda os mecanismos de busca

Este artigo aborda um tema muito procurado pelos webmasters. Nele iremos mostrar como funciona o cadastramento de sites nos mecanismos de busca. Desde o processo inicial até a indexação, que é quando o seu site já começa a aparecer quando alguém faz uma pesquisa.

A importância de seu site estar relacionado em um mecanismo de busca.

Como existem centenas de milhões de páginas na internet, eles foram criados para tentar por fim ao caos, e se conseguir achar aquilo que se procura. Embora eles não consigam relacionar todas as páginas que existem na rede, eles ainda são os mecanismos mais eficientes para se achar algo. É impossível se pensar em internet sem pensar nesses serviços.

Como os mecanismos de busca funcionam

Tipos de Mecanismos de busca

Existem quatro tipos básicos de mecanismos de busca, e cada um deles funciona de maneira diferente.

Diretórios ou Catálogos (Directory)

Foram os primeiros mecanismos de busca, são de uma época que a internet não tinha as dimensões atuais, portanto tem dificuldades de catalogar um grande número de sites, relacionando-os com seu conteúdo.

São armazenados endereços dos sites em diretórios que são classificados por categorias. Normalmente os documentos são catalogados pelos administradores do serviço, ou pelos próprios usuários diretamente ou solicitando seu cadastramento. As pesquisas nesses sites podem ser feitas pelas categorias, procurando o objeto da pesquisa dentro se seus diretórios, ou por palavras-chave para pesquisar diretamente em seu banco de dados.

Esses sistemas não são muito espertos, e podemos se aproveitar dessa fraqueza para tentar forçar que o nosso site se aproxime dos primeiros a serem listados nas pesquisas.

Eles são deficientes quando se quer encontrar um determinado assunto que não o padrão, como por exemplo procurar um nome cientifico de algum ser vivo. O diretório retornará muito menos resultados que em um outro tipo de mecanismo de busca mais avançado.

Em compensação eles são ótimos quando se quer procurar sites com bom conteúdo, como de musica, notícias, jogos, etc…pois o seu banco de dados normalmente é bem selecionado.
Os diretórios quase nunca indexam todas as palavras que existem dentro de um documento, normalmente se limitam ao título, descrição e palavras chaves enviadas quando do cadastramento.

Um exemplo desse tipo de sistema brasileiro é o Cadê?, de um americano o Yahoo!, embora esse ultimo já tenha migrado para outro nível.

Motores de Busca (Search Engines, Robots, Crawlers, Spiders)

São bases de dados construídas a partir de pesquisa eletrônica. Ou seja, programas chamados de robots buscam continuamente as novas páginas da rede. Pesquisam nessas novas páginas os links para outras páginas e continuamente vão alimentando seu banco de dados com novos documentos. Além disso, os mesmos robots verificam as páginas que não são mais válidas apagando os links que não estão mais disponíveis.

Utilizam os mais variados algoritmos para essa indexação, e normalmente capturam o conteúdo do site que é armazenado na sua base de dados.

Se preocupam em conseguir armazenar a maior quantidade possível de dados, e não se importam muito com a qualidade dos sites. São os mecanismos de busca que tem a maior quantidade de documentos catalogados, algumas vezes ultrapassando o número de centenas de milhões de páginas.

São próprios para se localizar qualquer tipo de pesquisa, sendo que sua relevância no retorno se dá pela maior quantidade de dados que se fornece para se fazer a pesquisa.

Normalmente permitem que se cadastre nesses sistemas, mas apenas se indicando a página de entrada do site que ele automaticamente irá catalogar as páginas restantes.

Uma das características interessantes nos Motores de Busca é relacionado com o tipo de software utilizado. Por exemplo, os brasileiros RadarUol, Starmedia e Globo.com utilizam o software da empresa americana Inktomi. Isso causa uma semelhança muito grande nas respostas o que indica que embora os serviços sejam diferentes, parecem que a base de dados é muito semelhante.

Excetuando-se essa particularidade, normalmente as pesquisas nos diferentes Motores de Busca resultam em conteúdos diferenciados, e uma pesquisa mais detalhada só pode ser feita se utilizarmos os vários sistemas.

Híbridos

Para poder servir o usuário com uma maior variedade e qualidade, os sistemas estão mesclando essas características. Assim o Lycos, quando não encontra um dado no seu banco de dados encaminha a sua pesquisa ao Open Directory, o mesmo faz o HotBot, o Altavista e o Excite com o LookSmart, e o Yahoo com o Inktomi.

Meta Buscas (MetaSearchs)

Estes sistemas se baseiam na pesquisa de mais de um Diretório ou Motor de Busca ao mesmo tempo. Normalmente é feita a pesquisa em cima de um assunto, tipo de documento ou mídia em particular, consultando os vários outros mecanismos de buscas. Utilizam-se palavras-chave para se desencadear a pesquisa que mostra todos os resultados obtidos, simultaneamente.

Os Meta Buscas não devem ser considerados para o cadastramento de sites, pois não contém banco de dados próprio. Mas são eficientes quando se quer um resumo daquilo que os outros sites contem. Com raras exceções, a relevância na pesquisa é dada normalmente pelos sites em que eles fazem a pesquisa.

Como é o processo de inclusão de uma URL

O processo de inclusão de um novo site na Internet é, em geral, lento. Seja pelo modelo de diretório ou pelo modelo automático, ao fazer um cadastro, você vai para uma lista de espera, que fica ali aguardando uma aprovação ou processamento. Não espere incluir seu site e ser listado no dia seguinte, embora haja técnicas que façam isto acontecer, você ainda precisará de muito trabalho para ter um bom posicionamento.

Como fazer os mecanismos de busca entenderem melhor a sua página no processo de cadastramento de sites

Escolha cuidadosamente suas palavras-chave

Escolher uma boa palavra-chave é fundamental para aumentar os seus acessos. Faça uma pesquisa usando uma ferramenta de palavra-chave e veja quais palavras possuem uma boa quantidade de consultas mensais.

Você deve usar estas palavras no título, na descrição e no texto da sua página, aumentando assim a relevância do documento em relação a ela e consequentemente, tendo mais chance de aparecer quando alguém estiver procurando pelo assunto na internet.

O que são MetaTags e por que você deve usar

Meta tags são pequenas tags htmls que você coloca no topo do código da sua página. Elas são usadas para controlar como vai aparecer a descrição do seu site em mecanismos como Google, Yahoo, Busca do MSN, Altavista e outros.

Existem dois tipos de tags que você deve usar:

Description. É a meta tag de descrição, responsável pela descrição do seu site na listagem, geralmente aparece quando é feito uma busca exata pelo nome da página ou empresa.

Keywords. São as palavras-chaves que a página contém. Ajudam a aumentar a relevância do texto em relação a um determinado texto.

Title. É o título do site, esta MetaTag não é mais usada por muitos mecanismos de busca, mas você deve usá-la para manter a compatibilidade com os sistemas antigos.

Para usar as MetaTags, você deve adicionar o seguinte código, entre as tags e da página em questão, como no exemplo abaixo:


   1: <HTML>
   2: <HEAD>
   3: <TITLE> TAY Meta Pesquisa - Sites em Português TITLE>
   4: <META NAME=”description” CONTENT=”O Tay é um Sistema de Busca - Meta Search - que pesquisa em vários mecanismos de busca.”>
   5: <META NAME=”keywords” CONTENT=”Achar Busca Guia Internet Pesquisa Procura Search Software Submit Noticia Notícia Tay Cadastro Entretenimento Informação Informações Lazer Meta Serviço Servico”>
   6: <META NAME=”title” CONTENT=”TAY Meta-Pesquisa”>
   7: HEAD>
   8: <BODY>
   9: BODY>
  10: HTML>

Para ficar fácil, localize a tag no sua página, e cole o seguinte código:

e Substitua os textos dentro de CONTENT pelas sua descrição, palavras-chave e por último, coloque o título, copiando exatamente o que está escrito entre as tags .

Preste atenção no título, nas chamadas de links e no nome do arquivo html que você estiver criando

O título da sua página deve ter relevância com o assunto principal, você deve por nomes sugestivos e de preferência, usar a sua palavra-chave principal.

Jamais coloque o mesmo nome em todas as páginas de seu site, isto vai prejudicar, e muito, a listagem dele nos mecanismos de busca. O ideal é ter um título diferenciado para cada página.

Veja no nosso site como fazemos isto. Na página principal, colocamos o nosso segmento principal, seguido do nosso nome: “Cadastro de Sites - SubmiTAY”. Em uma página de ajuda, você deve por: “Ajuda do SEUSITE”, em uma página de produto, deve por: “Produtos do SEUSITE”, em uma página de subproduto, ex, Impressora, deve por: “Impressora - Ofertas Imperdíveis - SEUSITE”.

Escolhem bem o seu título garante uma visitação diária vinda dos mecanismos de busca.

Ao salvar a sua página no Editor HTML, procure colocar um nome completo, separado por hífen. As categorias do seu site devem estar dentro de diretórios, com bons nomes também.

Veja um exemplo, usando um site de motos:

Página Principal - index.html, index.php, index.asp, …

Página de Motos - /motos/

Moto Titan CG ES - /motos/moto-titan-cg-es.html, /motos/moto-titan-cg-es/, /motos/moto-titan-cg-es-partida-eletrica.html

Contato - contato.html, fale-conosco/contato.html

Quando linkar para alguma página interna sua, procure usar o nome da página no link. Veja um exemplo:
Moto Titan CG ES

Fazendo desta maneira, você está deixando a página acessivel ao mecanismo de busca, e isso fará sua página ter uma posição privilegiada dos outros sites, que não fazem isto.

Mostramos neste artigo um pouco sobre mecanismos de busca e como fazer o básico para que os mecanismos de busca entendam melhor a sua página.

Continue acompanhando nossos artigos, entraremos em detalhes sobre como melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca. Passo a passo.

Até mais!

Fonte : SubmiTay

Autor : Edwin Haslinger

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