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sexta-feira, 16 de maio de 2008

O que é um SEO ? O Google recomenda que o trabalho seja feito com empresas que ofereçam a criação de um site amigável ao Google?

SEO é a abreviação em inglês de "Otimizador do mecanismo de pesquisa". Vários SEOs e outros consultores e agências fornecem serviços úteis aos proprietários de sites, desde textos até conselhos sobre a arquitetura do site e como encontrar diretórios relevantes para enviar o site. Porém, alguns SEOs com comportamentos antiéticos são vistos com maus olhos no mundo da informática por suas práticas de marketing exageradamente agressivas e suas tentativas de manipular de forma inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa.

Embora o Google não esteja relacionado a nenhum SEO e nem faça recomendações sobre eles, podemos fornecer algumas dicas para ajudar você a distinguir entre os SEOs que podem melhorar o seu site e aqueles que só vão contribuir para que você seja excluído de todos os mecanismos de pesquisa.

  • Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências que enviam e-mails inesperados.

    Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:

    "Prezado google.com.br,
    Visitamos o seu site e constatamos que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa..."

    Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, mantenha o mesmo ceticismo que teria em relação a pílulas dietéticas que "queimam a gordura enquanto você dorme" ou solicitações para ajudar a transferir o dinheiro de ditadores depostos.

  • Ninguém pode garantir o posicionamento em primeiro lugar no Google.

    Cuidado com os SEOs que dizem garantir a sua classificação ou ter um "relacionamento privilegiado" com o Google ou que anunciam um "envio prioritário" para o Google. Não existe envio prioritário de sites para o Google. Na verdade, a única forma de enviar um site diretamente ao Google é através da nossa página Adicionar URL ou do programa Google Sitemaps. Em ambos os casos, você mesmo pode fazê-lo, com custo zero.

  • Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou se não explicar claramente o que pretende.

    Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como páginas de entrada ou domínios "descartáveis", o seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é o responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor verificar exatamente como pretendem "ajudar" você.

  • Você nunca deve ser obrigado a criar um link para um SEO.

    Evite SEOs que falam do poder dos links "gratuitos e para todos", de serviços para melhorar a popularidade dos links ou que enviam o seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Essas ações são normalmente inúteis e não afetam a sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa. Ao menos não de forma que você consideraria positiva.

  • Alguns SEOs podem tentar vender a capacidade de digitar palavras-chave diretamente na barra de endereços do navegador.

    A maioria das propostas deste tipo requer que o usuário instale um software extra; e pouquíssimos usuários fazem isso. Avalie este tipo de proposta com extrema cautela e tenha ceticismo em relação ao suposto número de usuários que fizeram download dos aplicativos necessários.

  • Escolha com cuidado.

    Em caso de dúvida em relação a um determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Você também pode consultar algumas notas que saíram na imprensa, inclusive esse artigo em inglês sobre um SEO especialmente agressivo: http://seattletimes.nwsource.com/html/businesstechnology/2002002970_nwbizbriefs12.html. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs, as quais adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento comercialmente aceitável. Tome cuidado.

  • Tente entender para onde o dinheiro está indo.

    Embora o Google nunca venda as melhores classificações nos seus resultados de pesquisa, existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados de pesquisa normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem que você vai ocupar as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa, mas na verdade vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados de pesquisa. Alguns SEOs chegam até a alterar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que "controlam" outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque os nossos anúncios são identificados de forma clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mas pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.

  • Converse com vários SEOs e pergunte aos outros se eles recomendariam aquela firma que pareceu a mais indicada para você.

    As referências são um ponto de partida, mas você não pode confiar 100%. Pergunte há quanto tempo a empresa está no mercado e quantos funcionários ela tem em tempo integral. Se você se sentir pressionado ou inseguro, siga o seu instinto e não se arrisque: aguarde até encontrar uma firma na qual você confie. Pergunte à sua firma de SEO se ela comunica ao Google todos os casos de spam por meio do formulário de reclamação de spam em http://www.google.com.br/contact/spamreport.html. Os SEOs com comportamento ético certamente informam os sites fraudulentos que violam as diretrizes de spam do Google.

  • Certifique-se de que você esteja legalmente protegido.

    Para a sua própria segurança, insista em um garantia completa e incondicional de devolução de dinheiro. Não tenha medo de solicitar um reembolso se não ficar satisfeito ou se as ações do SEO fizerem com que o seu domínio seja removido do índice de um mecanismo de pesquisa. Certifique-se de que exista um contrato por escrito que indique os preços. O contrato deve exigir também que o SEO siga as diretrizes recomendadas a cada mecanismo de pesquisa para incluir os sites.

Quais são os abusos mais comuns que o proprietário de um site pode encontrar?

Um golpe comum é a criação de domínios "de fachada", que encaminham os usuários para um site por meio de redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega estar trabalhando em nome de um cliente. No entanto, se a relação não for desenvolvida, o SEO pode fazer com que o domínio aponte para outro site ou mesmo para o domínio de um concorrente. Se isso acontecer, o cliente pagou para criar um site concorrente que pertence ao SEO.

Outra prática ilícita é colocar páginas "de entrada" que são carregadas por palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso vai tornar a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que uma única página é raramente relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas páginas de entrada freqüentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Tais páginas de entrada sugam a popularidade dos links do site e a encaminham para o SEO e seus outros clientes, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.

Que outras coisas eu devo verificar?

Algumas coisas podem servir como sinal de alerta em relação a um SEO desonesto. Ainda não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga o seu instinto. E, principalmente, não pense duas vezes em desistir se o seu SEO:

  • tiver domínios de fachada
  • colocar links para outros clientes nas páginas de entrada
  • se oferecer para vender palavras-chave na barra de endereços
  • não distinguir entre verdadeiros resultados de pesquisa e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa
  • garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você obteria de qualquer forma
  • utilizar diversos aliases ou informações WHOIS falsas
  • obter tráfego a partir de "falsos" mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
  • já teve domínios excluídos do índice do Google ou se ele mesmo não estiver listado no Google

Se você achar que foi enganado por um SEO, é recomendável informar o fato.

A FTC (Comissão federal de comércio) trata das reclamações relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para registrar uma reclamação, visite: http://www.ftc.gov/ (em inglês) e clique em "Arquivar uma reclamação on-line", ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para:

Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580

Se a sua reclamação for contra uma empresa em outro país, registre-a em http://www.econsumer.gov/ (em inglês).


Fonte : Google

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